segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Moro no Brasil, onde posso estudar para me formar um astrônomo?

No Brasil, a grande maioria dos pesquisadores em astronomia e astrofísica fizeram um bacharelado em física e depois a pós-graduação (que são mestrado e doutorado) em alguma área da astronomia. Os que cursam diretamente a graduação em astronomia, também precisam fazer mestrado e doutorado, assim como os físicos.

Resumindo, não há necessidade de cursar astronomia na graduação para se tornar um astrônomo profissional. Cursando um bacharelado em física (ou mesmo licenciatura, há casos) é possível ingressar na pós-graduação em astronomia, na área que mais houver afinidade.

Houvendo a vontade e a oportunidade de se graduar em astronomia, as instituições que oferecem o curso superior no Brasil são:

★   Desde 1958 - UFRJ, Observatório do Valongo 

Tipo de curso: Bacharelado em astronomia com possível ênfase em astrofísica, computação, instrumentação, matemática ou divulgação científica.

Acesse:

★   Desde 2009 - USP, Instituto de Astronomia e Geofísica

Tipo de curso: Bacharelado em astronomia.

Acesse:

★   Desde 2010 - UFRGS, Departamento de Astronomia 

Tipo de curso: Bacharelado em física com habilitação em astrofísica.

Acesse:

★   Desde 2011 - UFS, Instituto de Física

Tipo de curso: Bacharelado em física com habilitação em astronomia.

Acesse:

Nesse link aqui você encontra uma lista com todas as instituições que oferecem pós-graduação em áreas da astronomia no Brasil.

É importante realçar que um profissional de astronomia, se desejar trabalhar na área acadêmica, entra realmente no mercado de trabalho somente após obter o doutorado. Durante os últimos anos da graduação e durante a pós-graduação, a grande maioria dos estudantes recebe bolsa das agências financiadoras brasileiras.

Essa postagem será afixada na seção Quero ser astrônomo (FAQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário