sábado, 8 de fevereiro de 2014

Apps interessantes - Parte 1

Estou começando hoje uma nova abordagem. Em "Apps Interessantes" vou tentar compilar aplicativos com os quais já esbarrei por aí e que estejam dentro da temática do blog.

Em princípio, os aplicativos serão exclusivamente para o sistema Android, que é o sistema que eu conheço e exploro. Mas dicas de usuários da iOS e Windows Phone serão super bem vindas e poderão entrar aqui numa futura edição das postagens.

A estreia é com aplicativos úteis para alunos que frequentam a Ilha do Fundão. Não só alunos da astronomia, mas pra todos os que necessitam visitar constantemente esta agradável e artificial ilhota em virtude dos compromissos acadêmicos.

Alguns apps já foram amplamente divulgados, mas sempre tem alguém (aquele calouro, ou aquele veterano avoado...) que não conhece, então entraram pra lista também.

Vamos lá.

1 - SIGA Mobile
Na minha opinião é o mais importante da lista. Só quem já tentou acessar o sistema pelo navegador do celular sabe da real utilidade deste aplicativo.
Descrição do desenvolvedor:
Para alunos da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Aplicativo para conectar-se ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (também conhecido como SIGA), de forma fácil, simples e com uma interface amigável para smartphones e tablets.

Download em:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rafaelcf.sigamobile

2 - BandejãoUFRJ
Ele traz os cardápios do bandejão para a tela do seu celular. Você já sai correndo da aula sabendo qual será o menu para forrar a pancinha depois da longa fila.
Descrição do desenvolvedor:
Simplesmente a maneira mais rápida de saber o cardápio do restaurante universitário da UFRJ! (Vulgo Bandejão) : )
O widget sempre exibe automaticamente a próxima refeição a ser servida.
Para ver os cardápios de outros dias basta tocar uma vez nele.

Download em:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.github.diegofps.bandejaoufrj

3 - SetFundão
Quer saber porque você está preso na linha vermelha e não consegue chegar a tempo da sua prova? Quer saber se quando sair da aula vai ficar 1h ou muiiito mais ainda dentro da Ilha porque está tudo engarrafado? As câmeras internas podem te ajudar a se planejar.
Descrição do desenvolvedor:
Monitor de câmeras do CET Fundão http://diseg.pu.ufrj.br
As imagens exibidas estão sujeitas a disponibilidade da CET Fundão. As câmeras podem apresentar inatividade, não sendo um defeito do SetFundão.

Download em:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.repinel

4 - Guia Fundão
Vai ter uma PF em 10min, esqueceu a borracha em casa e não sabe onde tem uma papelaria salvadora? Tá enjoado do bandejão com vontade de experimentar uma comida diferente mas não sabe onde tem um restaurante inexplorado? Seus problemas acabaram. Nesse aplicativo você encontra os serviços disponíveis na Ilha do Fundão e seus respectivos endereços.
Descrição do desenvolvedor:
Essa é uma versão inicial. É possível buscar por serviços de grande utilidade porém precisamos da ajuda da comunidade acadêmica para ampliar a base de dados.
Surpresas em breve!

Download em:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufrj.guiafundao

Sugestões de outros aplicativos e de outras plataformas serão super bem vindas! Escreva nos comentários.
Até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário