quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Série: Temas importantes para o astrônomo (parte 2)

Como prometido, hoje venho falar de outra disciplina do primeiro período da graduação em astronomia da UFRJ. Se você ainda não leu a parte 1 dessa série de postagens, clique aqui.


Física 1 (Introdução à Mecânica)



Acho que a maior dificuldade dessa disciplina é lidar com um conceito muitas vezes novo para o aluno que acabou de entrar no curso superior: Vetores.
É um assunto que precisa ser muito bem compreendido, e apesar de ser uma ideia simples, confunde bastante quem fez ensino médio sem ter o primeiro contato intuitivo com conceito de orientação (direções e sentidos) dos vetores. Depois que você entende, se pergunta "como eu estudei física 1 sem saber disso?"
Em Física 1 vemos o assunto mais de um ponto de vista físico (uma digressão rápida e prática para aplicação imediata nos problemas e conceitos físicos) sem filosofar muito sobre as implicações matemáticas dos vetores. A parte mais matemática e reflexiva (e igualmente fascinante) veremos no segundo ou terceiro período da graduação, em outra disciplina chamada Álgebra Linear 2, que vou falar dela mais pra frente.

O livro base usado no IF-UFRJ (institudo de física da UFRJ) é o "Curso de Física Básica: Mecânica - Vol. 1" do H. Moyses Nussenzveig, professor emérito do próprio IF-UFRJ. Recomendo muito a compra desse exemplar. Para visualização prévia do livro, no ebaH encontramos uma versão em pdf (precisa ter cadastro no site para baixar). Algumas pessoas sentem grande dificuldade de entendimento na abordagem do Moysés e tbm nos problemas propostos pelo livro. Nesta causa, alguns alunos de exatas se reuniram e criaram um grupo no yahoo chamado Física Básica, onde discute-se questões do livro e suas resoluções. E também há a versão do orkut com o mesmo propósito.

Para quem ainda assim sente alguma dificuldade, recomenda-se dar uma olhada nos livros usados nas engenharias, os "Hallidays" que tem duas versões: 1) "Fundamentos de Física - Volume 1" de David Halliday, Jearl Walker, Robert Resnick [Livro mais basicão]. Com uma rápida googleada, encontramos versões para download até com seus respectivos solucionários. 2) "Física 1" de Resnick, Halliday e Krane, que é um livro mais bem elaborado que o primeiro, mas ainda assim básicão. Recomendo a leitura. Se tiver dúvidas quanto ao conteúdo deste livro, pode dar uma visualizada no site ebaH.


Existem inúmeros outros livros nessa linha mais básica, como o "Física I - Mecânica" de Sears & Zemansk, que também é citado como literatura complementar por alguns professores.

Se formos nos aprofundar um pouco mais no assunto, posso citar livros que considero excelente (assim como o Moysés):
- "Física I, um curso universitário" de Alonso & Finn, livro este que me ajudou bastante na disciplina. Recomendo muito fortemente! É um livro pequeno e parrudo! Encontrei no Scribd uma edição mais antiga e em espanhol, mas que dá pra perceber a qualidade do texto.
- "Mecânica: Curso de Física de Berkeley, Vol 1", livro este que desconfio muito seriamente não ser mais impresso (pelo menos em português). Comprei um meu num camelô de livros velhos no centro do Rio de Janeiro, próximo ao metrô da Carioca. No 4shared há a versão em ebook em português.

Basicamente são essses os livros que tive algum contato enquanto cursava Física 1.

No próximo post falarei de Cálculo 1, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário