domingo, 17 de julho de 2011

Exploração Espacial: o que você tem a ver com isso?

Já vi muita gente equivocada por aí, inclusive um reporter famoso da rede Globo, questionar a importância da exploração espacial para a Humanidade, e o discurso é sempre o mesmo: "Tanta gente passando fome na Terra e esses cientistas gastando tanto dinheiro pra ir pro espaço". Sempre concluo que é por pensamentos como esse que ainda temos tantas lacunas na educação e que a Ciência chega (quando chega) de forma rasa e maçante à muitas outras pessoas - crianças e adultos - que teriam grande potencial não só como cientistas, engenheiros, médicos, etc. Mas isso é papo pra uma outra postagem (sobre filosofia, ciências sociais, política, educação...).

Saiu há pouco no G1 uma lista de ALGUNS benefícios trazidos à população pela exploração da tecnolgia da construção dos ônibus espaciais americanos. Note que não estou falando da exploração do espaço como um todo, porque aí a lista de benefícios diretos e indiretos seria muitíssimo maior.


__________________________________________________________________

Conheça o que o ônibus espacial melhorou na vida das pessoas
Feitos vão de coração artificial a lubrificantes ecológicos.
Frota será aposentada após a missão do Atlantis.

Quando o ônibus espacial Atlantis retornar à Terra na próxima semana irá direto para o museu -- ele e toda a frota da Nasa, que inclui ainda o Discovery e o Endeavour. Para o governo americano, as naves de 30 anos de idade custam muito caro para o que fazem e uma nova geração de transportadores precisa ser desenvolvida.

Para se despedir da frota, o G1 preparou uma lista com alguns dos avanços surgidos no programa de ônibus espaciais que fazem parte do dia-a-dia das pessoas:

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

O Atlantis

O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter. A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacial Hubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.

Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

__________________________________________________________________

Reportagem original aqui: Conheça o que o ônibus espacial melhorou na vida das pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário