quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Acesso à graduação em astronomia da UFRJ pelo SISU



Se sua prioridade no vestibular for Astronomia na UFRJ, veja aqui alguns aspectos relevantes sobre o processo de seleção do SISU:


"O que escolher como segunda opção?"
Sugerimos o curso de Bacharelado em Ciências da Matemática e da Terra, o BCMT, como segunda opção. Ele serve de ponte para qualquer outro do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, o CCMN. As opções são Astronomia, Meteorologia, Geografia, Geologia, Matemática e Física. Assim, você começa no BCMT e a partir do segundo período já pode iniciar o processo de transferência para a Astronomia. Há ainda a possibilidade de se manter e se graduar no próprio BCMT.
Outra sugestão que damos para segunda opção é o curso de Física, pois é bastante parecido com Astronomia no início. A transferência é comum e não costuma ser muito trabalhosa. Se você acabar por preferir continuar na Física mas ainda se interessar por astronomia, uma eventual pós-graduação também é uma possibilidade bem sólida.

"Astronomia é minha primeira opção, mas acho que minha nota não será suficiente."
Não se desespere e só não esqueça de declarar interesse para a segunda chamada.
A nota de corte pra Astronomia na UFRJ é, de fato, alta (geralmente entre 700 e 800) na primeira chamada; isso é normal desde o ano em que esse sistema foi implantado, mas muda drasticamente (notas entre 500 e 600 também podem vir a ser suficientes à medida que as chamadas vão sendo feitas).
Isso acontece porque algumas pessoas que passam na primeira chamada às vezes nem aparecem para a matrícula, e outros se matriculam mas mudam de curso logo depois.
O mesmo vale para as chamadas seguintes. Se você não passar na segunda, espere a terceira e assim por diante, sempre lembrando de declarar interesse na vaga. É comum vermos 5 chamadas, às vezes até mais.

"Minha nota continua baixa, mesmo após outras chamadas."
Se mesmo assim você achar que sua nota não será suficiente, aconselhamos a passar a primeira opção para o BCMT, citado anteriormente, pelos mesmos motivos de apontá-lo como segunda opção. Além disso, tem mais vagas e pode ser menos concorrido.
O curso de Física, mais uma vez, também é uma boa opção. Assim como o BCMT, possui mais vagas, mas a concorrência não é muito diferente.
Quaisquer dúvidas, podem perguntar nos comentários ou inbox que responderemos assim que possível!
Esperamos que todos consigam entrar nos cursos de seus desejos e aguardamos nossos calouros!


Postagem escrita pelo meu amigo Eduardo Pereira e originalmente postada na nossa página do Facebook Astronomia UFRJ


Esta postagem também estará fixada na aba Quero ser astrônom@ (FAQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário